Prof. JOSÉ ILDONE

01-12-2013 15:19

JOSÉ ILDONE (Vigia, 1942) iniciou os estudos na Vigia e depois em Belém (Seminário Metropolitano, Colégio Estadual Paes de Carvalho e UFPA). Formou-se em Letras em 1976. Na Vigia, que divulgou pelo Brasil afora e onde apoiou inúmeras atividades sócio-culturais, lecionou por várias décadas. Foi secretário municipal, vereador, vice-prefeito (presidindo a Câmara Municipal) e prefeito, em eleições diretas. Dirigiu por muitos anos várias entidades locais da área cultural. Eleito Professor do Ano e Vereador do Ano, tem seu nome aposto em escola municipal.


Colabora há décadas em jornais e revistas de Belém: Folha do Norte, A Província do Pará, O Liberal, Mensagem, Gol e Aspectos – nesta, como editor especial, junto a Assis Filho. Tem proferido palestras, integrado júris (inclusive de carnaval belenense), recebido homenagens e comendas. Em 1987 colaborou com a TV Cultura para realização de documentário sobre Vigia. Participou de encontros e congressos no Pará, Rio, São Paulo e Brasília, e recebeu convites para cursos de Administração Pública na Espanha e EUA.
Vários poemas seus foram musicados e apresentados em público, estilo jogral, em Vigia e Belém. Em 1981 ingressou na APL. Preside a Comissão que elabora a Introdução à Literatura no Pará. Presidiu até 1990 a APE – Associação Paraense de Escritores, que representa no Conselho Diretor da Fundação Cultural do Pará. Como diretor de Documentação e Divulgação da Imprensa Oficial do Estado, editou o Suplemento Cultural (1983 a 1986), coordenou edição de vários livros (como Personalidades no Pará). Em 1987 foi homenageado pela Escola de Samba Estação Primeira da Vigia, com o samba-enredo “José (Poeta) Ildone”.


Conquistou primeiro lugar em inúmeros concursos e recebeu várias láureas em concursos de poesia, reportagem sobre a Amazônia, música, peça teatral (julgado pelo SNT/RJ, em 76), crônica e conto. Possui alguns livros premiados inéditos e peças teatrais Uirapuru e A Arraiada (encenadas na Vigia), além de Cativeiro. Participou da antologia Poetas Contemporâneos, organizada por Henrique Alves, e editada pela GM do Brasil.


Livros: Tiradentes-Sangue Derramado pelo Ouro da Liberdade & Canto no Campo. 1974; Chão d’Água. Poesia. Belém, CEJUP, 1980. Mais 5 edições. Prêmio Vespasiano Ramos 1979 da APL. Escolhido para leitura no Vestibular da UFPA; Luas do Tempo. Belém, 1983; Romanceiro da Cabanagem. Belém, Secretaria de Educação de Belém, 1985. Menção Honrosa da UBE/RJ; A Hora do Galo. 1987; e Trilogia do Exílio. 1987 – estes todos de poesia. E ainda: A História da Imprensa Oficial do Pará, em 1985.